O blog onde o amaral é o ponta de lança ideal

Sunday, August 22, 2010

Desabafo

Tentando romper com a ausência acentuada com que aqui tenho colocado posts, hoje, enquanto espero pela aproximação da hora de jogo do Sporting, olhando pela janela da minha sala que me permite observar o estádio que todos criticam e eu adoro, venho-vos falar de um tema que parece fazer muita confusão a todos os que me rodeiam e me fazem sentir um "careta": o Facebook.
Paralelamente ao inicio deste meu blog, iniciei a minha vida nessa rede social.
Na altura ter facebook era maioritariamente para aqueles que tinham amigos estrangeiros, grande parte deles conhecidos em Erasmus.
O facebook era assim uma ferramenta para nos mantermos em contacto com os amigos da Suécia, Espanha, Alemanha, Áustria, Finlândia entre outros.
Passado uns anos, e não foram tão poucos assim, dá-se o "facebook boom" em Portugal, com a adesão em massa de tudo e todos, desde politicos a empresários, restaurantes a museus, clubes de futebol a cantoras pimba, todos têm um perfil de facebook.
Aí, como em tudo na vida, o facebook deixou de ser uma rede social "exclusiva", que em muito se diferenciava de hi5´s, orkuts, netlogs, etc.., para passar a ser mais uma rede social onde a Tânia do Cacém mete fotografias em fio dental na praia e o Jorge da Rinchôa mete um comment: "Ganda befo", onde a malta começa a fazer enredos ao bom estilo venezuelano enquanto observa o amigo do amigo da amiga X, onde malta dá uma bufa e coloca no seu perfil que nesse preciso momento está um cheiro que não se pode e onde, principalmente, a malta começa a dar mais importância ao que cuscam sobre as pessoas do que ao que convivem com essas mesmas pessoas.
Assim, rapidamente o que anteriormente era uma rede social discreta e "com classe" (isto se há rede social com classe) passou, para mim, a ser um antro de cusquice e de vidas paralelas ( descobri que muitos amigos meus tinham um sonho escondido de serem agricultores ao ponto de falarem do Farmville como se de uma verdadeira quinta se tratasse onde vamos beber mines com os nossos amigos e desfrutar do campo, assim como, entre outros, descobri que para muitos deles é importante saber, mediante as respostas a questionários dos outros, que fruto ou bebida são).
Curioso foi também reparar que tendo a minha namorada colocado como estado civil "casada", recebi emails de malta com quem já não falava à anos a dar-me os parabéns (eu nem sabia que ela tinha colocado "casada")e, quando mais tarde, face a todo este alarido criado, alterou para "comprometida", até amigos da minha irmã me vieram perguntar se tava bem, uma vez que o facebook os tinha alertado para o facto de nós termos "cancelado o casamento".
Claro que estaria a mentir se dissesse que não gosto de cuscar fotografias da malta e tal, mas quando chegamos ao ponto de estar na rua e alguém dizer "Olha aquela gaja, anda a comer o não sei quantos e ainda a semana passada andava com o outro que é primo da outra e teve de férias no algarve com aqueles gajos", e depois quando, inocentemente, alguém pergunta "Como sabes?" a resposta é imediata: "Vi no facebook."
Eu concordo que as redes sociais são uma forma de uma pessoa se dar a conhecer mas eu não passo a conhecer melhor a Amélia de Coruche só porque os amigos num daqueles questionários dizem que se ela fosse uma bebida era um bagaço.
Como já vocês todos sabem eu não tenho facebook, mas tenho a certeza que se por acaso alguém que não me conheça descobrir este blog saberá que sou um gajo que não escreve nada de jeito e que só pensa em coisas que não lembra ao menino de Jesus, sem que para isso tenha de colocar uma fotografia estúpida minha ou responder a questionários que só se justificam se forem para fazer passar o tempo em horário laboral.
Eu sinceramente, prefiro que me reconheçam como tal, do que como o gajo que tem não sei quantas quintas no facebook e que afinal mora num T0 na Ramada, e que tem 700 amigos no facebook e quando quer ir beber um café vai sozinho, porque não tem ninguém a quem telefonar.
Desculpem lá este desabafo, mas após meses a ser questionado com admiração sobre o porquê de não ter facebook, espero-vos ter esclarecido..
Tenho dito!

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Como eu te compreendo... Ás vezes sinto-me uma perfeita ermita, desligada completamente de todo o mundo social, só porque não tenho facebook... Como se as interacções mais importantes entre as pessoas, entre os meus amigos, fossem aquelas que acontecem no facebook!!! E como eu não tenho facebook, estou sempre desactualizadíssima! Mas isso só me dá mais vontade de continuar como estou que estou muito bem...
*

6:46 AM  
Blogger Tomaz said...

Ora nem mais!
mas eu confesso aqui secretamente que gostava muito da tua fotografia na praia agarradinho a uma raquete!
la vai o tempo...(suspiro)

5:04 PM  
Blogger Pedro said...

ahahaha
muitas capas de revista fez essa fotografia..

11:09 AM  

Post a Comment

<< Home