O blog onde o amaral é o ponta de lança ideal

Sunday, August 29, 2010

A minha geração

É engraçado ver como a "nossa" geração passa pelas mais variadas fases e que, em todas essas fases, promove as suas "modas".
Na escola primária um gajo era respeitado pela rapidez com que dava os seus primeiros beijinhos.
Confesso que essa fase foi dura para mim, ao ver-me dropinado pelo João Varandas que num acto puramente traiçoeiro me sacou a Ana Rita e foi deixar beijinhos para o campo de futebol da escola da serra, sob o olhar invejoso de todos, incluindo o meu que perdia assim uma oportunidade de ouro de me vingar desse velhaco.
Mais tarde era cool o gajo que, num acto de pura rebeldia, passou a usar os ténis Stam Smith da Adidas ou os Reebok classic, deixando assim de lado os mais que clássicos sapatos de vela da Timberland ou, num estilo mais ousado, os Rockport.
Com esta fase surgia a moda das camisolas da Billabong, passando a ser considerado "betinho" o gajo que ainda usasse camisolas da Quebra-Mar, Gant ou camisola da GAP.
Mais tarde, a minha geração passou pela fase do primeiro cigarro.
Lembro-me do monhé da minha turma que roubava maços de Pall Mall ao irmão para irmos para trás do "Sopas" experimentar e tossir até fazer ferida na garganta.
Nessa mesma época comecei a sentir na pele o que é ser um "careta", ao ser o único do meu núcleo de amigos da altura que não andava no rugby e que, automaticamente, não mandava tudo pelo ar como se de uma bola oval de rugby se tratasse.
Penso que, também terá sido na minha geração que se iniciou a avalache de trocar o colégio particular pelos liceus portugueses.
Esta foi uma época especialmente boa para mim. Não só mudei para o Liceu, como mostrei aos gajos da minha escola, que comigo mudaram e depois se arrependeram e voltar, que era rijo e que me aguentava numa escola pública após inúmeros anos na Escola Alemã. (Tive de aguardar por este momento para me vingar daqueles que punham em causa a minha dureza por não ter outrora ido para o rugby).
No primeiro ano de Liceu era fixe ter-se dinheiro no bolso mas bater-se a toda a gente por 1 euro. Dava um certo ar de rebelde que confesso nunca admirei até porque numa escola pública maioritariamente bem frequentada, fui calhar numa turma de comunas e bairristas que, salvo 4 ou 5 casos, nunca deixou de me fazer sentir como o "menino que vem da Escola Alemã".
Chegando à faculdade era "cool" não ir às aulas e jogar à sueca. Como nunca fui grande jogador de cartas nem tão pouco apreciador de acordar cedo sem motivo justificativo, preferia ficar a dormir, o que fazia de mim 50% cool.
Também era cool fazer bodyboard ou surf, o que inicialmente a mim me irritava dada a minha azelhice, mas que hoje em dia admito que me dá um certo gozo ser aquele gajo que não sabe fazer nada disso e que gosta é de jogar raketes na praia..
Actualmente deparo-me com uma nova tendência desta minha geração: É cool estar cansado.
Pode parecer parvo, mas parece que virou de tal forma moda dizer que se está cansado que, quando encontras alguém e esse alguém não te diz que tá cansado, a nossa cabeça automaticamente o rotula de gajo que não faz nada da vida.
O gajo que trabalha 6 a 7 horas por dia em que 1 é a almoçar e outra a ler os jornais desportivos e facebook, chega ao final da semana e "está cansado desta vida de cão."; a miúda que começou a trabalhar à 2 meses sendo que entra as 10 e sai as 16.30, está cansada e já pensa em tirar um ano sabático porque anda cansada e esta vida de trabalho não é para ela..
O outro que trabalha 8 horas por dia, com 2 horas de almoço e 4 ou 5 pausas para o cigarrinho, anda "todo rebentado" e já só pensa em pegar nas malas e zarpar.
Nesta nova tendência eu não fujo à regra e por isso vou-me deitar porque estou cansado!!!!

5 Comments:

Blogger Pedro Morgado said...

LOL! Oliveira está muito bom o post! Foi e é exactamente assim. A melhor q conheço desta ultima tendência que referes é a de um amigo meu que arranjou um trabalho de verão, no café do bairo dele, e qdo finalizou o primeiro dia de trabalho e o patrão lhe disse q tinha 2 dias de folga à escolha ele respondeu: "Pode ser já amanhã!" E ao 2º dia tirou folga...

Já sei que agora moras no centro da cidade junto a um grande estádio de futebol...n há razões pa n combinarmos ai uma merda qq! Abraço

3:46 AM  
Blogger Pedro said...

grande pedro, bem hajas!!
Essa do teu amigo é de luxo pá ahahahaha
é verdade sim senhor, isto agora tenho uma vista privilegiada!!
Bora é marcar aí uma jogatana p matar saudades e depois jantar cá em casa!

3:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

LLLLLLLLLOOOOOOLLLLLLLLLL

Pedrocas, estás cada vez mais inspirado!! As tuas sátiras à sociedade portuguesa fazem de ti um Eça de Queiroz dos tempos modernos. A parte sobre a nossa turma no Maria Amália está genial!! LOLOL
E agora que já são 12:20h e hoje é o meu primeiro dia de trabalho depois de quase um mês de férias, vou é almoçar que já estou cansada...
*

4:26 AM  
Blogger Pedro said...

vou reter para mim esse "quase um mês de férias"..;)

6:22 AM  
Blogger Rit@ said...

Muito bom!!!

1:12 PM  

Post a Comment

<< Home