O blog onde o amaral é o ponta de lança ideal

Sunday, November 30, 2014

"O segredo de justiça é uma treta"

A frase original não é bem assim e o seu autor não é propriamente uma pessoa que pense no que diz.
Contudo, imaginando o treinador do Benfica no mundo da justiça, possivelmente teria sido com uma peróla destas que o mesmo nos teria brindado no fim de semana passado aquando da detenção de Socas.
Como devem imaginar, não virei para aqui festejar, nem lamentar o sucedido.
Assim como, não virei também aqui, discutir da justiça da sua detenção, bem como da medida de coacção que lhe foi aplicada.
E se quanto ao festejo ou não, basta lerem uns quantos posts abaixo para me passarem a chamar a Maya da blogosfera, já quanto à justiça do caso, nada sabemos para a comentar.
E aqui começa a razão deste meu post: ninguém, à excepção dos envolvidos saberão dessa justiça, pois que, como até os jornalistas do Correio da Manhã sabem, o processo encontra-se em segredo de justiça.
Mas aqui é muito gira a posição da rapaziada devota do Engenheiro das obras feitas: pois que se por um lado, criticam todo o mediatismo em volta do caso (de facto não se percebe o interesse da comunicação social num assunto destes, quando todos os dias vemos Primeiros Ministros a serem detidos), por outro lado criticam, e aqui bem, a fuga de informação que permitiu à comunicação social , atempadamente, tomar conhecimento da detenção do Socas aquando do seu regresso da cidade onde, após ter sido PM de Portugal, foi fazer um curso das Novas Oportunidades; por outro lado criticam essa mesma comunicação social pela fuga de informação (pois claro, até porque foram eles que investigaram e avisaram as autoridades que essa mesma autoridade iria deter um ex-estudante de filosofia que voltava a casa para gozar um fim de semana, aproveitando para domingo ir gozar com nove milhões, noventos e noventa e oito mil portugueses (sim, eu não via) numa crónica semanal, onde coitado chegava de Polo para não gastar o seu Mercedes.
E com tudo isto, esquecem-se esses magnos defensores do Zé, que:
1 - ainda uma semana antes haviam sido detidos altos quadros do Estado, nenhum, pelo menos oficialmente, ligado ao Governo;
2- também essas detenções e posteriores inquirições foram alvo da comunicação social, sem que se tenha ouvido, dos lados do Largo do Rato, qualquer comentário que não fosse "retirem-se consequências políticas";
3- tambem aí a comunicação social, ao que parece, teve conhecimento dos factos atempadamente e do Largo do Rato, neri bi;
4- Ainda esta semana a televisão chegou, ainda antes das autoridades a casa de ex administradores do Bes, bem como do próprio Bes, e os combatentes da violação do segredo de justiça, esqueceram-se de atacar esses malandros que "estão a tratar desta forma um homem bom".
Poderia estar aqui o resto do dia a dar-vos inúmeros exemplos, mas deixo-vos antes uma questão: se não houve violação do segredo de justiça, como podem os defensores de Socas ter tantas certezas quando fizeram as acusações que fizeram esta semana ao sistema judiciário e, em concreto à justeza da justiça com esse tipo que um dia saiu da Covilhã para "fazer o bem"? Saberão esses tipos mais do que o comum cidadão, ou será mais uma tentativa,  directamente de Évora, do Grande Líder gozar connosco?
P.s: juro que fiz um esforço para não comentar aquele momento de stand up comedy protagonizado por aquele que faz gáudio de ter criado a democracia, mas a quem agora, viver num país democrático, lhe provoca dissabores.
Assim como o fair play, "o segredo de justiça é uma treta".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home