O blog onde o amaral é o ponta de lança ideal

Monday, April 18, 2011

Ano 26 AT











Faz hoje 26 anos que num local que desconheço mas que adivinho deveras luxuoso e com todas as mordomias possiveis, deu à luz o grande, e metam grande nisso, Tomazini.
Para quem não sabe o Tomaz foi, como o próprio afirmou num post recente, a médica parteira deste blogue e, para meu orgulho, permanece como um dos meus 3 fieis acompanhantes deste espaço.
Para mim, que o conheci nas terras de Heidi, falar no Tomaz é impossivel sem desde logo recordar as nossas peripécias nessa longiqua Europa Central.
Desde o célebre passeio ás cascatas, onde a nossa querida Carmo decidiu dar a queda da vida, ás aulas de salsa num bar que se adivinhava clandestino e que passado semanas fechou, à viagem a Bratislava "aquela terra muito fixe onde por 20 euros vais até Zelina" e onde pernoitava a "bonequinha" que te causou insónias, ás 4as feiras de Liga dos Campeões na Sportgasse, ao célebre Sporting - Porto num bar sinistro no centro de Graz onde todos ficaram estupefactos com o facto de dois gajos não albinos comemorarem golos de uma equipa onde o Polga já enterrava, à viagem de eléctrico em que fomos apanhados sem bilhete no centro de Graz e que parecia que tinhamos cometido um crime hediondo, às festas de Erasmus não recomendáveis a menores de 18 anos, às fugas da "Gamito" a alta velocidade na bicicleta, à ida a Munique ver o nosso SPORTING, aos jantares na minha residência com a outra pretinha cujo nome não me recordo mas que cantava Tracy Chapman em troca de Apfelstrudel, às nossas idas ao Skibar, às festas ( what the hell) de pijama e fato de banho em Zell am See onde aquele chinês se intitulava the Johny Love acabou transfigurado, à nossa ida à Polónia onde conforme devidamente documentado em video alarvavamos por 5 euros, aos cocktails de Buda....Peste,às amigas do Neves de Ludjbliana, à ida à Republica Checa com os espanhois, a ida a Salzburg que culminou com um piquenique na praça central, às discussões com o Costa Almeida quando este afirmava que melhor que o Miccoli só o Maradona, às festas electro na montanha onde a Valentina traiu o seu namorado italiano com aquele espanhol com ar sinistro, à visita das amigas da Carmo e consequente jantar épico, ao nosso "torneio de futebol" de 3 para 3 em que ganhámos uma grade de cerveja que nunca cheguei a ver, ao futebol no centro da cidade em que dos 22 gajos havia 20 nacionalidades, às noites de Karaoke no Three Monkeys em que a pretinha cantava para nós ganharmos as garrafas de Vodka, à festa de aniversário desse mesmo bar onde limusinas e vestimentas chiques despontavam por todo o lado e nós acabados de chegar de viagem e a bordo das nossas bicicletas fomos para o comes e bebes, enfim, entre tantas outras coisas que se me ponho a recordar nunca mais daqui saiu.
Foram momentos daqueles que nos fazem ter histórias para contar aos nossos netos, quando estiverem todos a brincar na Maceira e nós à mesa a emborcar e a recordar estas histórias com saudade!
Posto isto, e uma vez que a lamechiche já atingiu niveis em nada recomendáveis, este post é dedicado ao teu 26.º aniversário que hoje se comemora!
Que contes muitos, na minha companhia e se possivel com dias como o de ontem!
PARABÉNS!


(em algumas das fotografias acima expostas, os figurantes apresentam um nível alto de alcoolémia pelo que não deverão ser tidas em grande consideração)

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Parabéns ao meu primo e parabéns ao Pedro por proporcionar uma lista com tanta alegria. Reconheço os "Three Monkeys" e pouco mais (acho que nem quero saber das outras histórias!), mas tenho a certeza que o Tomaz vai ter um bom momento no dia de anos a ler este post...
Laura

4:39 AM  
Anonymous Jing said...

Também quero deixar o meu grande beijinho de Parabéns ao Tomazini =)

3:19 PM  
Blogger Tomaz said...

Só agora é que vi este pedaço de boa leitura!! Que presente tão especial e tão espetacular!
Resultado óbvio e imediato: choro, choro e mais choro...seguido de riso, riso e mais riso...

De facto, ainda se podia acrescentar alguns episódios a esta pérola literária (uns mais próprios, outros menos), mas confesso que me fizeste recordar coisas das quais achava que já não me lembrava! Um dia...um dia...escreveremos um livro a quatro mãos.

Faz daqui a 4 meses, 5 anos que partimos para esta epopeia, sem saber o que nos esperava, aquilo que íamos viver, as experiências que íamos ter e sobretudo (e isto é o mais importante) que passado tanto tempo estaríamos os dois a recorda-lo!

É muito reconfortante saber que uma relação que nasceu num país tão frio, se mantém tão quente e a aquecer-nos a alma. É muito bom saber que ainda há algo físico que nos liga àquela terra e àqueles 6 meses e se mais não ficou, ao menos que tenha restado uma bela e saudável amizade, que entretanto já é muito muito mais do que “companheiros de aventura”!

Obrigado amigo, obrigado! Por este post que me dedicaste no meu dia de anos e pelos bons momentos que me proporcionaste a lê-lo (como tão bem diz a Laura). Espero poder continuar a acompanhar este teu espaço, estes teus episódios d’emigrante e não só e a ter o privilégio (sim, é um privilégio) de ver nascer os belos textos que aqui publicas, porque uma vez parteira...parteira para toda a vida!!

Um forte e sentido abraço, do teu eterno amigo Tomazini! E já que estamos numa de lamechice, permite-me também um beijinho:)



p.s. Obrigado Laura e Jing pela dupla felicitação. Sois uns amores!

11:50 AM  
Blogger Carmo Montalvão said...

Ate chorei...
adorei recordar isto tudo

o nome dela é Joy, lol

beijinhos carmo

9:45 AM  
Blogger Pedro said...

Joy!!! Exactamente. Muito obrigado Carmo por, assim como nas terras de Heidi, nos trazeres à razão! ahahha ( que falta fizeste na viagem a Budapeste na gestão das nossas actividades lúdicas...)
De facto, quando estava a escrever o post, vieram-me recordações das nossas experiências austríacas que, como diria Sérgio Godinho, deixaram um "brilhozinho nos olhos".
E as retratadas neste post são apenas 1% do que vivemos juntos.
Fazíamos, sem qualquer dúvida, um trio fortíssimo!!
Já só faltam 15 anos para, como prometido, lá voltarmos e encontrar-mos o tipo da Guatemala encostado no balcão do 3 Monkeys, gordo e apaixonado por uma eramus qualquer, e com o outro da barbixa a servir-lhe White Russians!
Bons velhos tempos!

12:22 PM  

Post a Comment

<< Home